Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Discipulado 1



Estudo 1 - Bíblia: Ler, Meditar e Aplicar

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" (Sl 119:105)

A Bíblia, a Palavra de Deus, é um alimento fundamental para nossa vida em Cristo. Assim como a comida é necessária para a sobrevivência do corpo, a Palavra de Deus é necessária para o crescimento espiritual do cristão. Leia I Pedro 2:2. Neste texto o apóstolo se refere aos novos cristãos como sendo meninos novamente nascidos e que a Bíblia é alimento (o leite espiritual) para eles poderem crescer.

A palavra "Bíblia" vem da língua grega e significa literalmente "livros". Ela é dividida por dois testamentos: Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT), que somam 66 livros (39 no AT e 27 no NT).

A Bíblia é um livro muito especial porque os seus autores (cerca de 40) foram pessoas especialmente capacitadas por Deus. Leia II Timóteo 3:16 e II Pedro 1:20-21 e explique como Deus capacitou os homens a escreverem a Bíblia: Foram inspirados pelo Espírito Santo de Deus

Além do fato dos autores bíblicos terem sido inspirados pelo Espírito Santo para produzirem as Escrituras, há que se destacar que a Bíblia levou aproximadamente 1.600 anos para ficar pronta! (o tempo entre Moisés e João).

A Bíblia é também um livro sempre atual. Leia I Pedro 1:24-25 e descubra o porque da Bíblia ser o livro dos livros: Por que a palavra de Deus permanece para sempre.

A Bíblia é um manual para a vida cristã. II Timóteo 3:16 ensina as quatro maneiras como as Escrituras são proveitosas para nós: ensinar, redargüir, corrigir e instruir em justiça.

Há um propósito principal para a Bíblia. O apóstolo João nos revela este propósito. Leia João 20:31 e escreva o principal objetivo da Bíblia: creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

A Palavra de Deus também é chamada de "Espada do Espírito". Leia Hebreus 4:12 e descreva o que a Palavra de Deus pode fazer em nós: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

PARA TERMINAR: Tiago 1:22-25 ensina que de nada aproveita simplesmente ler a Palavra. Somente haverá verdadeiro proveito se, além de lida, for estudada, compreendida e aplicada em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário